Praticar exercícios físicos: a importância desse hábito para a saúde

Provavelmente você já ouviu inúmeras vezes que praticar exercícios físicos é importante para a saúde, mas nem sempre damos ouvidos para isso. Muitas pessoas não gostam de se exercitar, e acredite, isso é mais comum do que você pensa, mas realmente é algo que todos deveríamos pensar em tentar mudar, pois deixar de exercitar o corpo pode trazer grandes prejuízos no futuro. Confira. Por que praticar exercícios físicos?

Certamente você já deve ter ido à um parque e presenciado um idoso exercitando-se. Agora imagine se ele não praticasse exercícios físicos, passasse boa parte do tempo sentado ou deitado? Imaginou-se no lugar dele? Você deseja chegar à essa idade com disposição, podendo realizar diversas atividades sem depender das outras pessoas? Então chegou a hora de repensar e tentar praticar exercícios físicos com maior frequência. Temos um post aqui no blog falando sobre envelhecimento e sedentarismo caso queira conferir.

Praticar exercícios físicos é fundamental para manter a saúde em dia ao longo dos anos, e pode evitar diversas doenças, como hipertensão, problemas cardíacos e respiratórios, entre outros. Para quem não gosta de praticar exercícios físicos o ideal é tornar isso um hábito. Quando criamos um hábito, realizá-lo é mais fácil e não se torna algo cansativo e maçante. Para te ajudar vamos dar algumas dicas que podem tornar a prática de exercícios um hábito prazeroso para você. Confira. Como adquirir o hábito de praticar exercícios físicos

Quando tornamos certa atividade um hábito acabamos realizando-a sem que isso seja algo chato ou que atrapalhe o seu dia. Por isso trouxemos algumas dicas para que você consiga praticar exercícios com frequência sem ser algo cansativo e desgastante. Acompanhe.

Exercícios leves No início é normal que fiquemos animados para começar a praticar exercícios e muitas vezes queremos logo ir para os mais complicados, pois estamos entusiasmados e com muita disposição. Mas é comum também após alguns dias ou semanas passarmos a cansar e não querer mais praticar exercícios físicos, e consequentemente, desistimos. Por isso é importante começar com exercícios leves ou com uma menor duração, para que nosso corpo acostume-se pouco a pouco com a nova rotina. Praticar caminhadas é um ótimo começo, mas lembre-se que você deve incluir a prática de exercícios físicos na sua rotina, e caso não tenha tempo para caminhar durante o dia opte por outro exercício que possa ser encaixado no seu dia a dia.

Pratique em casa Se você quiser que a prática de exercícios se torne um hábito, mas você sabe que não gosta de exercitar-se, então pouco adianta começar tirando horas do seu dia para isso. Comece mudando atitudes no seu dia a dia, que podem contribuir com a prática de exercícios, como por exemplo subir escadas. Se você mora ou trabalha em algum prédio e costuma usar o elevador, experimente ir de escadas. O elevador é muito prático, mas as escadas te fazem exercitar o corpo sem consumir muito do tempo em meio à sua rotina. Se você mora perto do serviço e costuma ir de carro, também é bom tentar ir caminhando. Claro que você não precisa privar-se de ir de carro em um dia de chuva por exemplo, mas nos dias com o clima bom é possível deixar o carro na garagem e exercitar as pernas. Além de fazer bem para o seu corpo, você poderá economizar com combustível. Escolha um horário É bom escolher um horário fixo para praticar seus exercícios. Provavelmente você costuma tomar banho ou fazer as suas refeições em um mesmo horário, e com os exercícios físicos não deve ser diferente. Se acostumar-se a praticar exercícios físicos sempre no mesmo horário ficará muito mais fácil de tornar isso um hábito e incluir na sua rotina. Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog para mais informações.


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