Correção postural com musculação, é possível?

Correção postural com musculação, é possível?

Os problemas de postura afetam a cada dia um grande número de pessoas, principalmente de quem passa muito tempo em frente ao computador. Para quem trabalha com isso é difícil se auto policiar e manter a postura correta 100% do tempo, por isso estamos hoje aqui para falar sobre a correção postural com musculação. Vamos lá?

Avaliação completa

Antes de começar a correção da postura é necessário fazer uma avaliação completa. Cada corpo tem características próprias, e por isso cada pessoa necessita de um treino específico, que irá trabalhar os pontos fracos da maneira correta. A avaliação completa consiste em identificar as peculiaridades de cada caso e analisar alguns quesitos como a função muscular, o tipo de pisada, as articulações, a posição dos ombros, exames médicos, etc. A avaliação serve para unir as necessidades e os objetivos, para que seja encaminhado o plano mais adequado para você, e para a sua correção postural.

Treino personalizado

Reforçando o que já foi dito anteriormente: cada caso é um caso, e precisa de tratamentos e treinos específicos. Depois de passar pela avaliação completa, você receberá um treino personalizado, que será de acordo com o que o seu corpo precisa, e com os seus objetivos de correção postural. Esse treino é específico para a sua situação e deve ser seguido corretamente, para que não existam problemas futuros. Os treinos podem ser feitos com o auxílio de um personal ou em grupo, e também auxiliam no tratamento de dores causadas pela má postura e no condicionamento físico.

Como é feita a correção postural com musculação?

Apesar de já ser utilizado a um tempo, esse método de correção postural ainda é novidade para muitas pessoas. A tempos a musculação não é mais sinônimo apenas de estética e emagrecimento, pois existem muitos problemas que podem ser resolvidos dessa maneira, mas ainda existem preconceitos com essa técnica. Por isso hoje vamos explicar como é possível realizar a correção da postura com musculação. Confira.

Fortalecimento específico

Depois de feito o diagnóstico do problema postural é hora de corrigir os transtornos. Em muitos casos é necessário fortalecer o que está enfraquecido na região correta. Com isso podemos compensar fortalecendo uma área que está muito flexível, para que possamos corrigir alguns problemas e evitar outros.

Melhora da flexibilidade

Da mesma maneira que o fortalecimento específico, somente após uma avaliação do problema podemos descobrir os pontos que precisam ser trabalhados, ou nesse caso, flexibilizados. Em quanto o fortalecimento específico atua em áreas muito flexíveis, que precisam de enrijecimento, a flexibilidade intervém nas regiões rígidas que precisam de mais maleabilidade.

Por que fazer um treino funcional para corrigir a postura?

O principal motivo que leva as pessoas a procurarem um tratamento para a coluna é a dor, mas infelizmente ela só aparece indicando que algo não está correto. O ideal é cuidarmos da postura desde crianças, tomar cuidado com a maneira que sentamos, deitamos etc, mas na prática, pouquíssimas pessoas fazem isso. Quando a dor começa a dar sinais, a primeira atitude (muitas vezes involuntária) é mudar de posição, sentar confortavelmente por exemplo, mas na maioria das vezes, a posição confortável é uma má postura, que acaba agravando ainda mais o problema.

Os problemas que não foram evitados no passado podem ser corrigidos no presente com o treino funcional. Frequentar uma academia com treinos especializados em solucionar problemas de movimentos humanos, e a utilização de equipamentos específicos para a sua necessidade podem solucionar esse problema e te ajudar a ter um cotidiano sem dor e saudável novamente.

Gostou do post? Continue ligado aqui no blog para mais dicas e informações.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Instagram ícone social
  • Facebook Basic Square
41 3077-4693   |   41 9 9231-2300
Segunda à sexta - Das 7h às - 21h
Rua Brasílio Itiberê, 2759 | Esquina com Rua Nunes Machado | Entrada pelo estacionamento